Você sabe qual é a origem do Dia dos Finados? Muitas pessoas não conhecem a origem da celebração, apenas respeitam a data visitando o seu ente querido nos cemitérios.
O Dia dos Finados é também conhecido como Dia dos Fiéis Defuntos e Dia dos Mortos e refere-se a um feriado religioso, onde os fiéis dedicam as suas orações e homenagens aos que já faleceram.
Como surgiu o Dia dos Finados?
As primeiras celebrações ocorreram por volta do Século II. Nessa época já era costume visitar os túmulos dos mártires e pedir pelos que já morreram.
Já no século V, a Igreja consagrava um dia do ano para rezar por todos os mortos. Foi no ano de 732, que o papa Gregório III permitiu que os padres realizassem missas em memória dos falecidos. Contudo, o dia 2 de novembro foi consagrado em toda a Europa como o Dia dos Finados.
Na chegada do ano 100, presumia-se que o mundo acabaria e por isso era necessário rezar para as almas saírem do purgatório. A partir do século XV, o feriado espalhou-se pelo mundo.
Dia dos Finados e suas tradições
Em cada país o Dia dos Finados é celebrado com um costume e tradição diferente. Nem todos os países celebram o dia como luto e tristeza.
Veja como é interessante e diferente os modos de celebrar esta data:
México
No México, o Dia dos Finados é chamado de “O Dia de Los Muertos” é, na verdade, uma comemoração de 3 dias, que começa em 31 de outubro e vai até 2 de novembro. Os mexicanos unem a celebração católica a antigos rituais astecas.
Em suas festas são colocados altares com fotos, objetos pessoais, comidas, velas e decorações coloridas em homenagem aos falecidos. Não podemos deixar de citar as famosas caveiras coloridas, que já viraram símbolos do país.
As decorações são preparadas com muito carinho por todos, tomando conta das ruas das cidades. Os mexicanos acreditam que estão honrando e revivendo o legado que as pessoas deixaram.
Guatemala
Em Guatemala, no Dia dos Finados, a população faz pipas gigantes, que simbolizam a alma dos que já partiram. As pipas tomam conta do céu, são bem coloridas e possuem traços e desenhos alegres.
Para eles, cada pipa representa uma alma. Os barulhos ao vento afastam os espíritos maus, permitindo que os bons estejam em paz.
As pessoas se reúnem nos cemitérios para soltar as pipas e a celebração continua nas casas com muita comida na mesa.
Japão
No México, o Dia dos Mortos é comemorado no dia 15 de Agosto e sua celebração é chamada de Festival Obon e dura 3 dias. Para eles, é uma oportunidade de reunir a família e se preparar para o retorno dos mortos.
Espanha
Na Espanha, comemora-se no dia 01 de Novembro, Dia de Todos os Santos. As famílias unidas, vão aos cemitérios com flores e objetos decorativos. Os espanhóis preparam um almoço especial e a sobremesa é típica da data, Hueso de Santos.
O plano funeral perfeito para a sua Família
O Plano Funeral São Paulo oferece os melhores planos individuais, familiares e empresariais.
Temos diversos planos com coberturas nos mais conceituados cemitérios de São Paulo.
Entre em contato conosco agora, através dos telefones:
WhatsApp: (11) 96613-7699 / Telefone: (11) 2755-0618 /
Ligação Gratuita: 0800 591 0382
Finados e planos Funerários
Gostou da origem dos Dia dos Finados?
Acesse nosso site e veja mais notícias.