Os agentes funerários têm como sua função auxiliar as famílias em todo o processo funeral, desempenhando as seguintes atividades:
- Organização dos funerais,
- Providenciar registros de óbitos e outros documentos pertinentes a função,
- Liberação do corpo,
- Remoção e translado do corpo,
- Preparação dos corpos para a cerimônia de velório, sepultamento e cortejo fúnebre até a cova.
É uma profissão muito importante, pois, sem eles, os trâmites funerários não acontecem.
Dicas de como ser tornar um agente funerário
Para se tornar um agente funerário é preciso ter o ensino médio completo. É extremamente importante o profissional complementar seu conhecimento com cursos específicos como a tanatopraxia, conservação de cadáveres e necro maquiagem em cadáveres.
Como todas as profissões, é preciso estar sempre atualizado, além de conhecer os trâmites legais e técnicos da profissão.
Os principais requisitos para se dar bem na área é ter controle emocional, sigilo de informações, paciência, não ter preconceitos, ser ético, saber ouvir e conversar.
Para tornar-se um agente funerário é necessário, identificar-se com a profissão, pois, ela tem muitas tarefas e riscos.
Carga horária
A jornada de trabalho de um agente funerário é de 43 horas semanais.
Salário
O salário de um Agente Funerário em média é de R$ 1.581,05 por mês.
Você sabe o que é Tanatopraxia?
A Tanatopraxia consiste na preparação do corpo para a cerimônia fúnebre, evitando assim, a decomposição natural e proporcionando uma boa fisionomia ao falecido.
Técnica da tanatopraxia
A Tanatopraxia é uma técnica de conservação do corpo, feita por um profissional preparado.
Consiste na aplicação de injeções, via sistema arterial.
Primeiramente é feita a preparação do material que será utilizado. Logo, o corpo em cima da mesa, passa por uma avaliação da massa corpórea.
Através de uma injeção, o produto químico é inserido no corpo do falecido. Neste momento, o corpo deve ser massageado para facilitar toda a drenagem dos líquidos, devendo descansar por cerca de 30 minutos.
A aspiração de todos os líquidos e o uso de algodão para tampar a boca e nariz são os
procedimentos finais da tanatopraxia, logo o corpo é lavado para colocar a roupa escolhida pelos familiares.
Se interessou pela técnica?
Para quem deseja fazer o curso de tanatopraxia, não é necessário possuir formação na área da saúde. O curso pode ser feito por qualquer pessoa acima dos 18 anos.
É preciso ter firmeza para lidar com as mais variadas causas da morte, pois, poderão pegar serviços tranquilos, como a morte de um senhor que faleceu dormindo ou alguém que foi vítima de violência.
Os tanatopraxistas devem exercer a profissão com muito carinho e responsabilidade, pois os familiares do ente querido, os aguardam para realizar a última despedida.
Após a conclusão do curso, o tanatopraxista pode trabalhar em funerárias, laboratórios de tanatopraxia e até mesmo como auxiliar de necrópsia.
Duração do Curso: 2 meses teórico / 2 meses estágio.
Necromaquiagem
A necromaquiagem é uma técnica eficaz, que proporciona ao falecido um aspecto saudável e natural através da maquiagem. Consiste em proporcionar uma boa impressão na cerimônia fúnebre.